Aprendendo a ler um mapa no Estilo Sul

Hoje eu vou trazer para você algumas explicações de como ler o mapa astrológico no estilo sul, essas são explicações gerais e preliminares que eu costumo dar antes da primeira consulta ou logo no início dela. Visando facilitar e otimizar o tempo da consulta, será muito bom que você faça esse passo a passo que vou te explicar agora assim que eu te envie o mapa e antes da consulta.

Numa consulta astrológica, é possível a consulente ouvir as explicações sem nem querer ver o próprio mapa. As vezes a pessoa pode querer só uma dica, um conselho, sugestões ou alguma predição do que pode vir a acontecer. Eu não gosto de fazer assim, pois aprendi que as informações que o Jyotish mostra podem influenciar você durante a sua vida inteira e provavelmente estejam sinalizando coisas com as quais você tenha de aprender a lidar ou superar. Pode ser uma boa ideia aprender a visualizar o que eu vou te dizer nas consultas para periodicamente você dar uma olhada, relembrar e refletir sobre o que conversamos.

Dentro da Astrologia Védica temos os mapas no estilo norte e no estilo sul, eles mostram as mesmas informações de maneiras diferentes. Eu vou mostrar agora como ler as informações básicas do mapa no estilo sul. Num outro dia mostrarei o estilo norte.

Quando você receber o seu mapa, provavelmente vai receber uma imagem parecida com a imagem a seguir. Algumas informações podem vir junto dela, mas todas elas são extraídas da própria imagem e o importante primeiro é entendê-la.

Um mapa da Astrologia Védica no Estilo Sul.

A imagem tem 12 quadradinhos e algumas siglas com números. Vamos por partes.

A primeira consideração é que esse estilo tem os signos fixos, então em todos os mapas nesse estilo os 12 signos vão estar nos mesmos quadrados.

A segunda consideração é que as casas não são fixas, você deve procurar a sigla “As” no seu mapa e anotar casa 1 no quadrado onde ela está, a partir daí e no sentido horário preencher as outras casas. Essa parte é muito importante.

Vou colocar agora o mapa com essas informações para você visualizar e tentar olhar no seu. Lembrando que você deve colocar no seu mapa os signos (que estarão na mesma posição da imagem que eu fiz) e as casas (casa 1 no quadrado onde tem o “As” no seu mapa). Os elementos dos signos você pode escrever em outro lugar, eu gosto de escrever na imagem para facilitar a sua visualização na hora da consulta.

Um mapa da Astrologia Védica igual ao anterior, só acrescentei a posição dos signos, das casas e os elementos.

Repare que em nem todos os signos e casas tem planetas, muitos ficam vazios. Isso é super comum e não tem nenhum problema. Se no seu mapa faltar planetas em alguns signos não se preocupe!

Até aqui é o suficiente para você fazer a consulta. Agora você já pode fazer o mesmo no seu com as informações que te dei.

Se quiser continuar, as próximas informações vão só complementar.


Vamos ver as siglas, que correspondem aos astros. Normalmente a gente chama tudo de planetas, mas não no sentido astronômico e sim como uma substituição ao termo graha, que seriam os nossos influenciadores. Então se você ouvir um astrólogo védico chamando a lua ou os nodos lunares de planetas não se assuste, a gente sabe que não são planetas.

As siglas costumam estar em inglês ou em sânscrito, que é a língua do Jyotish.

  • Su = Sol.
  • Mo = Lua.
  • Me = Mercúrio.
  • Ma = Marte.
  • Ve = Vênus.
  • Ju = Júpiter.
  • Sa = Saturno
  • Ra = Rahu.
  • Ke = Ketu.
  • Ur = Urano
  • Ne = Netuno.
  • Pl = Plutão.

Urano, Netuno e Plutão nem sempre são considerados. Muitos astrólogos védicos não fazem a leitura deles e outros fazem. Eu gosto de fazer a interpretação inicial sem eles e depois posso adicioná-los se tiver algo que chame a atenção.

IMPORTANTE: Um “R” após a sigla ou ela arrodeada por um quadrado ou algo do tipo são sinais de que o planeta estava retrógrado no momento descrito pelo mapa.

Os números são os graus, você não precisa fazer nenhuma leitura disso. Essa parte é para mim =D

Caso você se interesse em fazer uma consulta para começar a compreender o seu mapa natal, pode nos procurar no Ateliê Art Cult ou me mandar uma mensagem.

Pedro

Se quiser receber um aviso quando novas postagens forem publicadas, basta se inscrever.

OBS: Caso queira entrar em contato pelo celular, me envia um WhatsApp antes, pois só costumo atender quem está na minha lista de contatos.